Como uma autoestima elevada pode mudar a sua vida?

13:56


Se fosse necessário dar a si mesmo uma nota de 0 a 10, quanto você se daria? Muito se fala sobre elevar a autoestima e os benefícios que ela pode fazer sobre nós. Assim, o título desse post pode parecer um pouco presunçoso, mas tenha certeza: ele não é nada mentiroso.

Uma autoestima elevada pode sim mudar a sua vida!

Mas, para entender como a autoestima pode mudar a sua vida, primeiro precisamos entender o que é autoestima e como ela é formada internamente. Autoestima é a avaliação que a pessoa faz de si mesma. Ou seja, sua autoestima é o valor que você atribui a si, o valor que você entende que tem. Em outras palavras, é o modo como a pessoa olha para si mesma, como percebe suas características, sua personalidade sua inteligência e etc. São suas as crenças e sentimentos de importância e valor. 

A autoestima se expressa através do seu comportamento com a sua saúde, aparência, seu otimismo, a valorização da sua própria vida como um todo. 

Como a autoestima é formada?

A autoestima começa a ser formada na primeira infância. A partir do tratamento que você recebe de pessoas importantes em sua vida e das relações que você estabelece com elas, como: pai, mãe, irmãos, avós, tios e etc.

Durante toda a nossa vida, recebemos "instruções", seja de forma consciente ou não, acerca de como o mundo funciona e como devemos nos relacionar com as outras pessoas. Assim, nós fomos incorporando na nossa mente, uma série de ideias, conceitos, medos, opiniões e atitudes que registramos no nosso subconsciente como verdades atemporais. Assim, a crença nessa "verdade" começa a reger nosso comportamento: o que dizemos, fazemos e pensamos, tanto de maneira positiva quanto negativa.

Quando direcionamos esse conjunto de verdades para nós mesmos, criamos a crença de quem somos, o que merecemos e o que somos capazes. A partir disso, é como se você criasse um espelho interno, sua autoimagem, que te impele a agir exatamente da maneira como você se vê. O que você pensa sobre si, faz com que você se comporte da forma. A autoestima influencia em como você se olha no seu espelho interno e determina a sua motivação, sua energia e o entusiasmo que você direciona para as suas ações.

Acho que você já está entendendo onde eu quero chegar. Se a sua autoestima influencia no seu comportamento, ela pode mudar a sua vida! É só pensar assim, como seria sua vida se você se achasse mais capaz de:

- Fazer novos amigos;
- Namorar uma pessoa confiável, que te ama, admira e respeita;
- Conseguir uma vaga na empresa dos sonhos;
- Abrir seu próprio negócio, sem pensar na opinião das pessoas;

Como você seria? Em que nível de sucesso estaria? Olha que eu só citei algumas áreas da sua vida que podem ser transformadas ao elevar sua autoestima.

+ leia também: 4 PASSOS SIMPLES PARA RECOMEÇAR QUALQUER COISA DO ZERO

Mas, Talita, eu já tenho uma autoestima baixa, eu não tenho confiança suficiente em mim mesma. Não tem mais jeito. Eu sou assim e acabou.

É aí que você se engana redondamente, amiga! A autoestima não é um valor absoluto! Ela pode ser desenvolvida, elevada através de hábitos e comportamentos construtivos. E, aqui, eu tenho uma notícia pra você: não existe milagre para aumentar sua autoestima! Ela deve ser trabalhada de maneira contínua, diariamente. Um passo de cada vez.


Foto do Pinterest
Se você quiser entender um pouco melhor, sobre a sua autoestima, assista o vídeo abaixo:




Aqui no blog, nós ainda vamos falar muito sobre autoestima e as maneiras de elevá-la e se tornar uma pessoa que vive a vida dos sonhos! Espero que você me acompanhe nessa jornada.

Um beijo!

You Might Also Like

0 comentários