4 passos simples para recomeçar qualquer coisa do zero

06:51

Você sabe o que o início do ano e a segunda-feira tem em comum? Os dois significam recomeços de ciclos. Enquanto em janeiro reiniciamos o ano - um ciclo de 12 meses -, na segunda-feira recomeça a semana com seu ciclo de 7 dias. 

Recomeços, normalmente, são sinônimos de coisa boa. Mas, e quando a vida te obriga a recomeçar, logo após o fim muito doloroso de algo que você não gostaria que tivesse terminado, como o fim de um relacionamento, um desemprego inesperado ou a morte de uma pessoa muito amada? Normalmente nos sentimos tristes, desanimados e até mesmo fracassados. Muitos podem achar que falharam na sua missão - e isso pode até ser verdade, em parte - e sucumbem ao medo e a vergonha. O que fazer quando circunstâncias tão complicadas se apresentam e demandam um recomeço?



1- Aceite sua história

Nem sempre a vida é como a gente quer e algumas coisas fogem completamente do nosso controle. Tenha em mente que todos os fatos da sua vida até agora te fizeram ser quem você é hoje. Aceitar quem somos e olhar com amor para o nosso passado, nos permite entender que, mesmo por caminhos tortuosos - e, principalmente neles - nós aprendemos e evoluímos muito.

Ninguém gosta de passar por momentos difíceis, procuramos sempre o que é mais fácil e cômodo para nós. Porém, entender que a vida pode ser difícil, nos torna mais sábios e mais conscientes das nossas atitudes. Se você entende que foi demitido ou que o seu relacionamento terminou por culpa sua, está tudo bem. A melhor parte de reconhecer uma falha é perceber que precisamos ser melhores. Só não dá pra carregar essa culpa pro resto da vida, por isso...

2 - Tire um tempo para chorar o passado

Não dá pra apagar o que aconteceu. Algo se fechou, um ciclo terminou. Fingir que nada aconteceu é esconder a dor lá no fundo da alma e viver com medo que ela apareça de repente. E, acredite em mim, ela vai aparecer nos momentos mais inoportunos. Vai te travar em uma nova oportunidade e vai te fechar dentro de um casulo. 

A dor de um fechamento de ciclo precisa ser sentida. Muito se fala sobre a necessidade de dar a volta por cima e seguir em frente, mas o tempo do luto é necessário para curar as feridas. O fim de um ciclo pode ser comparado a morte. E, assim como precisamos fazer quando alguém que amamos morre, é importante sentir a dor do fim. Não há nada de errado em chorar pela morte de um sonho, muito pelo contrário. Viver o luto nos liberta e nos ajuda a seguir em frente.

3 - Faça novos planos ou retome planos antigos

Chegamos a melhor parte do recomeço: planejar! Lembra de quando você era criança e te perguntavam o que você gostaria de ser quando crescer? Já te disseram que você poderia ser o que quisesse? Exatamente. Recomeçar é poder seguir o caminho que quiser. Escute o seu coração e pense: o que me move? O que me traz mais empolgação? Qual é o meu sonho para essa área? Encaixe essas perguntas na área da sua vida que precisa de um recomeço e planeje seu futuro. 

Se o seu coração bater mais forte quando você pensar em um sonho do passado, retome e planeje. Mas, tenha cuidado se você estiver pensando na vida sentimental, hein? Voltar para um ex pode não ser boa ideia. Se estiver decidida seja consciente, ok?

4 - Comprometa-se com a sua mudança

Você já aceitou seu passado, já superou a dor do fim, já planejou seu novo objetivo agora vem o mais importante: comprometa-se com uma mudança interna. Reflita sobre as atitudes que você teve e que levaram àquele doloroso fim. Não é hora de pensar nos fatores externos que auxiliaram e sim nas suas atitudes. São os seus atos que estão no seu controle, não o dos outros. 

Você precisa ser mais organizada? Ter mais comprometimento com datas e horários? Ser mais carinhosa? Mais confiante? Mais determinada? Repense suas atitudes e se comprometa a mudar, uma coisa de cada vez. Pesquise dicas de como mudar essas características e faça o que estiver ao seu alcance. Você vai conseguir!

Dica bônus: Tenha paciência!

Recomeçar nem sempre é fácil. Na verdade, costuma ser bem difícil. Mas ao invés de se sentir paralisada pelo medo da mudança que se faz urgente, que tal encarar esse desafio como uma oportunidade para viver coisas que você jamais sonhou? Pensando assim, sei que você já estará mais animada. No entanto, a dica bônus dessa lista é: tenha paciência. Novas sementes levam tempo para germinar e crescer.

O grande segredo é começar hoje e ir colhendo os frutos do seu esforço no tempo necessário. Comece hoje a planejar, mudando suas atitudes e tenha certeza que todo esforço é recompensado. Ano que vem, você vai desejar ter começado hoje, então só recomeça! Você pode e merece viver a vida dos seus sonhos.

Está se sentindo pronta para recomeçar? Então diz: eu estou aqui nos comentários. 
Um grande beijo!

You Might Also Like

0 comentários